RELÓGIO

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Superando o trauma

Superando o trauma

Rodolfo Bourbon
Um "caldo" aos 4 anos quase afasta do mar o campeão do Hang Loose Pro Contest 2012



O paulista Miguel Pupo venceu a competição em Fernando de Noronha e lidera o ranking mundial unificado.
Fernando de Noronha - Um “caldo” quase tirou o título da 26ª edição do Hang Loose das mãos de Miguel Pupo. Pior: o mundo do surfe iria perder uma das principais estrelas mundiais. O “caldo” não ocorreu em Fernando de Noronha, durante a competição do fim de semana. Foi há 16 anos. Com apenas 4 anos, o pequenino surfista paulista, em uma das primeiras subidas em prancha, acabou atingido de forma violenta por uma quebra de onda. Desistiu. “Tomei um caldo forte. Eu passei a odiar água. Não queria mais entrar de jeito algum”, relembrou. Felizmente, o pai (Wagner Pupo), bicampeão brasileiro e confeccionador das pranchas do filho, fez a então criança perder o medo e mudar de ideia. Aos 8, Pupo já disputava os primeiros campeonatos.

O jovem paulista, hoje com 20 anos, é da nova safra brasileira. Não dá para chamar a geração de promissora, porque ela é realidade. É vencedora. Gabriel Medina, amigo e vizinho de Pupo em Maresias, praia do litoral norte de São Paulo, encabeça o pelotão, depois de vencer duas etapas do World Tour (WT), a “Copa do Mundo do Surfe”, ao superar por duas vezes Kelly Slater. Pupo já conquistou dois títulos da categoria Prime nas ondas da Califórnia. Outros nomes de destaque integram o grupo, como Alejo Muniz (vencedor do Hang Loose 2011) e Ricardo dos Santos (terceiro lugar do Hang Loose 2012).

Pupo é o novo líder do ranking mundial unificado. A contagem zera a cada ano. “Começar o ano com vitória? Melhor, impossível. Agora, quero aproveitar o embalo. Nunca imaginei tão cedo chegar ao WT (onde estão os 34 melhores surfistas do mundo). E o Brasil nunca esteve tão perto do título mundial”, declarou. As águas e o ambiente do arquipélago fizeram bem ao paulista. “O clima daqui é demais. Acordar cedo, comer uma tapioca, andar de buggy. Isso me ajudou a vencer”, disse.

A Cacimba do Padre sediou a, segundo o organizador do evento, melhor etapa de todas as edições do Hang Loose, iniciado em 1986 e realizado em Fernando de Noronha desde 2000. Noventa e seis surfistas de 16 países pegaram os tubos cristalinos da praia. Entre os competidores, nove pernambucanos: Alan Donato, Halley Batista, Patrick Tamberg, Caia Souza, Ian Gouvêia, Luel Felipe, Paulo Moura, Bruno Rodrigues e Bernardo Pigmeu. Esse último foi quem chegou mais longe, até as oitavas de final. Com o triunfo diante do catarinense Jean da Silva, Miguel Pupo ganhou 6,5 mil pontos para o ranking e US$ 40 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui Nasceu o Brasil